quinta-feira, 5 de maio de 2016

Entregando valor




 Quando iniciei meu curso de Ciência da computação, lá em 2010 a fala de um dos professores, em uma aula de Computação Básica me fez imaginar que tinha escolhido o curso errado. A fala do mestre era um dado, um dado que dizia, que para cada dólar investido em TI as empresas não ganham nenhum dólar de volta. Antes de você começar a me questionar sobre esse dado, vamos refletir com seriedade. A TI tem de fato cumprido seu papel de agregar ao negócio, ou não passa de um grande centro de custos, um tremendo custo. Fato é esse dado até parece perto da realidade, afinal de contas, quantos projetos que não deram retorno algum dentro de sua empresa? Quais desses foram ferrenhamente defendidos, mas não obtiveram nenhum estudo de viabilidade? Fácil lembrar de vários casos. Eu mesmo em minha trajetória profissional me lembro de “N” casos. Agora vem a pergunta, como gerar valor através da TI para o negócio?
A resposta parece tão simples e curta quanto a pergunta. Alinhamento estratégico. Sim a boa e velha forma de entender o negócio e fazer com que a TI atenda às necessidades do negócio, e não o contrário.
Ter metas bem definidas, um plano, isso faz parte, considerando as variáveis de mercado, e até mesmo os riscos que são inerentes ao negócio. Veja como os grandes players do mercado agem, não são somente polpudos orçamentos para a tecnologia que fazem a diferença, agregar valor não quer dizer trazer os dólares investidos de volta através da TI e sim trazer os dólares de volta fazendo com que a TI ajude o negócio atingir suas metas e objetivos, lembram-se do plano? A palavra de ordem é: Planejem! Somente assim a TI agregará valor alinhando seus objetivos aos objetivos do negócio.
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi recebido com Sucesso e em breve fará parte desse post!